Na Proa de Uma Canoa Caiçara
O projeto desenvolvido na Escola Estadual Dom Jaime Câmara, atendendo cerca de 130 crianças no contra turno, foi criado com o intuito de salvaguardar o patrimônio cultural imaterial de uma comunidade do sul da ilha de Florianópolis, chamada Ribeirão da Ilha, através da arte. São comunidades pesqueiras, que vivem da pesca e da maricultura.
Nestas localidades é possível identificar de forma bem marcante a presença das embarcações pesqueiras ao mar, das plantações de ostras e mariscos, da venda de frutos do mar na beira das ruas, nas casas dos pescadores e também de um linguajar próprio, enriquecido pela contação de histórias de pescaria, bruxarias e outros elementos folclóricos, que são repassados de pais para filhos ao longo das gerações.
Construir um barco de 4 metros de comprimento, com as características originais usadas pela comunidade local há séculos é o desafio imposto.
Os jovens serão envolvidos em um trabalho artístico, intelectual, manual e cultural, a ser desenvolvido em grupo.
Muitos valores serão construídos e reforçados a partir destas atividades, especialmente considerando o perfil e a faixa etária deste público, que se encontra em uma fase de tomada de decisão, ou escolha da profissão.